Estamos na era do conhecimento, momento em que o valor das coisas está no valor agregado a ele (ao produto ou serviço). A valorização do capital humano deve ser tratada de forma diferenciada, principalmente pelos processos seletivos. Ao levar em consideração o capital humano de valor agregado é possível extrair pessoas que estão muito mais aderentes às necessidades das organizações, muito mais ligadas aos valores e à visão da organização. Os métodos utilizados para recrutar e selecionar pessoas fazem a diferença na hora de obter funcionários bem preparados e flexíveis para acompanhar as mudanças de mercado.
Para a seleção de pessoal, o método é vinculado à complexidade do cargo em questão, desta forma, é preciso escolher a estrutura de seleção, o tempo que vai ser dedicado, a forma e o profissional que vai fazer a seleção. Independente do cargo é fundamental uma boa entrevista psicológica, que deve fazer parte da rotina de estratégias de seleção e do processo que vai ser implantado. É na entrevista que é possível identificar o histórico de vida, valores e princípios que são fundamentais pra saber se a pessoa combina com a cultura da empresa ou não. A dinâmica de grupo é aplicada quando se tem um número maior de pessoas, em que é importante conhecer como essas pessoas se relacionam dentro de um grupo, qual é a facilidade que tem de interação, observar o aspecto da comunicação e o respeito ao outro. Os testes de personalidade demonstram a estrutura de personalidade, ou seja, as características que vêm com as pessoas e revelam a capacidade do indivíduo de se adaptar e se é capaz de oferecer um nível de orientação ao gestor. Numa seleção o que faz a diferença são as perguntas que vão fazer o candidato se revelar, desta forma é possível perceber se o candidato é ideal para determinada vaga. Tais perguntas levam o profissional responsável pela seleção a perceber o quanto o candidato está ajustado nas suas escolhas profissionais, o que é fundamental para o sucesso ao assumir um cargo.
Avaliação de Psicomotricidade
TDAH - O TDAH - Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade - é a causa mais comum de encaminhamento de crianças e adolescentes para serviços especializados. O Transtorno se caracteriza basicamente por sintomas de desatenção, dificuldade de manter-se atento a uma tarefa, dificuldade de levar as coisas até o fim, sintomas de hiperatividade e inquietude (frequentemente abandona sua cadeira na sala de aula ou outras situações nas quais se espera que permaneça sentado, agita as mãos ou os pés e se remexe na cadeira), e sintomas de impulsividade (dá respostas precipitadas, dificuldade para aguardar a vez e interrompe os outros com muita frequência). Os sintomas de TDAH podem persistir na vida adulta. Pode ocorrer em crianças, adolescentes e adultos. O tratamento é medicamentoso e psicológico, com intervenções junto ao paciente, à família e à escola.
É importante saber se uma criança tem ou não TDAH porque tem vários estudos demonstram que os portadores de TDAH tem muito mais complicações em suas vidas. As crianças com TDAH e adolescentes sofrem mais acidentes que os demais. Quando esses acidentes ocorrem tendem a ser mais graves; o aluno tem menos anos de estudos completados, tem maior incidência de divórcio, maior índice de demissões, maior incidência de uso de drogas e álcool (substâncias psicoativas), e em alguns casos são passíveis de depressão, ansiedade, entre outros transtornos. Ou seja, o TDAH é um transtorno com consequências sérias na vida do indivíduo.
Os professores frequentemente identificam os sintomas mais cedo do que os pais porque eles tem muita experiência devido a um número grande de alunos. Eles sabem se determinada criança está apresentando mais inquietude do que o esperado naquela faixa etária. Quando o professor identifica o transtorno deve comunicar aos pais e encaminhar a criança ou adolescente para um especialista para que seja realizado o diagnóstico. Quanto mais cedo é feito o diagnóstico e mais cedo instituído o tratamento adequado, melhor vai ser o prognóstico desse aluno.
Avaliação Neuropsicológica
A Avaliação consiste em colher alguns dados sobre o comportamento do indivíduo, em relação a uma determinada situação. Para isso são utilizados instrumentos (testes) e conjuntamente à aplicação são utilizadas técnicas e métodos por meio dos quais é possível obter amostras ou características distintas da produção comportamental do indivíduo. A partir daí é possível obter um quadro mais amplo sobre o entendimento do comportamento e o quanto ele se mostra ou não adaptado. Na Avaliação Neuropsicológica há medidas de referência quanto a um quadro ou uma situação de produção mental ou comportamental. Ou seja, determinados comportamentos produzem os resultados como um sinal em alguns testes ou técnicas neuropsicológicas. O psicólogo de posse de habilidades e competências vai entrar em um processo decisional sobre os resultados a partir do conhecimento do manejo do instrumental.
Orientação Vocacional e Ocupacional
É um processo de decisão embasada em informações, que é construído com o jovem, facilitando a construção de uma identidade para ele. Durante a Orientação Vocacional o jovem vai ter um autoconhecimento e um conhecimento das profissões, o que vai facilitar que ele tenha uma construção do que ele está buscando, sofrendo o mínimo de influências da família e da sociedade, que costumam ser decisivas nesse processo do jovem. O processo de orientação vai facilitar o indivíduo a ter uma compreensão dos ganhos e pesos que ele vai ter com cada profissão, Inclusive, em relação às dificuldades que ele terá que enfrentar caso escolha uma profissão que não está tendo uma grande aceitação no mercado. Nesses casos, terá acesso ao conhecimento do que é uma profissão que está em desenvolvimento e de que estratégias ele poderá adotar para se firmar no mercado na área escolhida.
É um processo realizado através de um ciclo de entrevistas e de testes que avaliam o interesse, as características de personalidade e que posteriormente, as informações serão associadas junto com o interesse e com o comportamento do indivíduo (porque pode ser que tenha om interesse, mas o comportamento pode não ser favorável compatível para determinada área). Mesmo dentro de uma área, os interesses e os comportamentos de uma pra outra profissão vão variar. Portanto, o que interessa é compreender o interesse do sujeito (é o que dá base para que o sujeito encontre motivação para estudar), avaliar sua aptidão (é o que garante a facilidade em lidar com determinados assuntos para ter sucesso profissional) e a personalidade (se possui características de liderança, nível de comunicação e capacidade persuasiva) e, a partir disso, a avaliação é feita para se ter indicativos da área ideal.
Recomendamos que se evitem os testes disponíveis na internet, visto que os mesmos podem confundir o indivíduo ao invés de ajudá-lo. A maneira como são administradas as informações nos testes de internet não traz a base específica e nem esclarecimentos formais e realmente abalizados.
Avaliação Pericial Psicológica
Este tipo de avaliação é uma ferramenta valiosa para a compreensão da singularidade do indivíduo. É um instrumento que fornece a base para inferir antecedentes que incidem sobre ações específicas com diversas finalidades em processos de família, civis, penais e clínicos. Incluindo o diagnóstico clínico, a competência para julgamento, as audiências de fiança, de condenação e a criação de julgamento prejudicada ou capacidade diminuída. Na civil, auxilia na determinação de custódia, alegações de abuso sexual e no estabelecimento de trauma ou lesão psíquica.
Essa avaliação global ajuda a explicar a conexão entre o funcionamento psicológico e o comportamento. Analisa uma série de fatores psicológicos fazendo uso de entrevistas em profundidade bem como uma ampla bateria de testes padronizados e com resultados altamente confiáveis e válidos, capazes de fazer emergir o retrato de um indivíduo. Entre os fatores psicológicos que entram na análise estão alguns elementos específicos: emocional, cognitivo, intelectual, desenvolvimento, educacional, social, biológico e neuropsicológico.
Tal análise é capaz de fornecer um quadro complexo psicológico do sujeito a partir do qual comportamentos específicos podem ser entendidos e diagnosticados, com oferecimento de um prognóstico. Além de permitir que o psicólogo vá além da entrevista e colete informações de maior complexidade psicológica e não apenas dados da entrevista e impressões clínicas. As informações obtidas a partir da avaliação têm uma base científica capaz de permitir uma avaliação da situação em que o indivíduo fornece respostas honestas ou as distorce.
Como é feita - Cada avaliação é única e inclui: as habilidades cognitivas e intelectuais; Avaliação neuropsicológica; Funcionamento da personalidade; Avaliação do trauma; Avaliação do risco de violência; Competências psicológicas e simulação.
A Avaliação consiste em uma entrevista de diagnóstico, história psicossocial e uma ampla bateria de testes padronizado. A entrevista de diagnóstico inclui exame de estado mental (entender o atual nível de funcionamento do indivíduo como um todo). A história psicossocial fornece uma descrição detalhada da história de vida do cliente que abrange a família de origem, as experiências da infância, socialização, casamento, divórcio, fatores educacionais e ocupacionais, história e envolvimento com drogas e álcool, passado e atual funcionamento médico e psicológico e dificuldades legais anteiores.